Como se cria uma coleção de moda.

O mundo da moda é fascinante para quem ama, mas poucos sabem como tudo funciona, principalmente como se cria uma coleção e como essa roupa chega ao consumidor final. Na época da faculdade aprendi como tudo funciona e é um processo muito demorado, difícil, criativo e delicioso, na qual o prazer final é ver tudo que criou com todo amor nas lojas e as pessoas usando e elogiando seu trabalho.

Acredito que uma boa parte das pessoas que quando falamos que estudamos Moda nos ver com olhos ''diferentes'', tipo, tanto coisa pra fazer e ela vai ser ''costureira''? Era o que mais escutava na época da faculdade e o que eles não sabem é que um profissional de Moda seja em que área for trabalha demais como outra profissão qualquer, mas infelizmente o preconceito rola por não conhecer no que se trata.

E nesse post agora venho colocar essa questão e dizer que a Moda é bastante trabalhosa e prazerosa sim, mas o resultado é muito gostoso de se ver.

Então vamos lá ao que interessa: COMO SE FAZER O MAPA DE UMA COLEÇÃO!!!!

Um fator muito importante no planejamento de coleções é a organização. Depois de uma exaustiva pesquisa para definir o tema e o conceito da coleção temos tantas informações, que podem até fazer com que nos percamos na hora de estruturar a coleção. Para evitar isso é importante fazer o que chamamos de mapa da coleção, uma série de tabelas onde estruturamos tudo para facilitar o trabalho. No exemplo abaixo temos uma coleção cinco famílias contendo quatro looks cada.



 Após definir a estrutura da coleção é interessante fazer um cronograma estimando o tempo necessário para a realização de cada atividade. Esse cronograma varia de acordo com cada realidade e pode ser livremente adaptado. Abaixo um exemplo de cronograma de atividades de uma coleção.


Doris Treptow em seu livro Inventando Moda sugere dividir a coleção em três categorias de peças para compor o mix de moda: Básicos, Fashion e Vanguarda. Os modelos básicos são aqueles funcionais, clássicos, que nunca saem de moda; os modelos fashion são aqueles que estão comprometidos com as tendências de moda; e os modelos vanguarda são peças que traduzem melhor o conceito da coleção e nem sempre apresentam características comerciais, destinando-se à produção de peças publicitárias, exibição nos desfiles e nas vitrines.
É preciso definir que proporção cada uma dessas categorias irá ter dentro da coleção e isso irá depender principalmente do público-alvo ao qual essa coleção será direcionada. Feito isso define-se as formas, as silhuetas, os detalhes, os materiais e as cores que caracterizarão cada família da coleção. Para ter uma visão bem clara é interessante anotar todas essas informações em uma tabela como no modelo sugerido abaixo.


Após definir as características da coleção define-se o que chamamos de mix de produto, ou seja, os tipos de peças e a quantidade que será produzida em cada família. A tabela abaixo tem o objetivo de ajudar nessa distribuição. Pada família está definido o número de looks, e para cada look há um espaço para que sejam definidas exatamente que peças comporão cada um deles.


Depois de tudo definido e anotado fica bem mais fácil fazer os desenhos da coleção e ter uma previsão realista de quando tudo estará produzido e pronto para ser lançado no mercado.

OBS: Para quem quer saber mais a fundo sobre como se montar uma coleção suguiro ler o livro da Doris Treptow-  Inventando Moda, vale muito a pena para quem está começando trabalhar com moda.

E assim se faz uma coleção de moda, onde pesquisar, planejar, organizar são fundamentais para o sucesso das peças.

Espero que tenham gostado.
Comentem =)

 Fonte: Tania Neiva.

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